Sábado, 28 de Novembro de 2020
11 11 99843-7541
Geral São Caetano

Auricchio debate Retomada da Educação Pós-Pandemia com especialistas

Em mais uma live para discutir o futuro de São Caetano do Sul, o prefeito e pré-candidato à reeleição, José Auricchio Júnior (PSDB), debateu com especialistas a Retomada da Educação no pós-pandemia.

08/09/2020 09h23
54
Por: Redação
Crédito: divulgação - OBS: imagem captada antes da pandemia coronavírus
Crédito: divulgação - OBS: imagem captada antes da pandemia coronavírus

Participaram do encontro virtual, na noite de terça-feira (1/9), o professor Fabiano João, coordenador do eixo educacional no plano de governo do chefe do Executivo, e o médico epidemiologista, sanitarista e professor universitário Sergio Zanetta.

 
 

Auricchio lembrou que São Caetano tem autonomia de decisão e que ainda não há previsão de retorno das aulas presenciais – enquete feita com os pais e alunos da rede municipal mostrou que 78% são contra a volta neste momento. Enquanto isso, os estudantes seguem as atividades on-line por meio da plataforma Google for Education, que conta com ampla aprovação da comunidade escolar.

“A pandemia exige de todos nós mais solidariedade, união e empatia. A experiência certamente faz a diferença nas respostas a tudo o que estamos vivendo. E elas são dadas sempre baseadas na ciência, em salvar vidas e em proteger, neste caso, os alunos, os funcionários, os pais. Temos um olhar que nos mostra que por trás daquela pessoa há uma família. Por tudo isso, só voltaremos às aulas presenciais quando tivermos segurança”, garantiu Auricchio.

Zanetta corroborou, afirmando que ainda é cedo para a retomada. “A pandemia está em curso e continua com sua transmissão. Pesquisa da Universidade de Harvard nos mostra que as crianças transmitem tanto quanto os adultos. Isso não nos autoriza imaginar que reabrir escolas agora não aumentaria a transmissão. Pelo contrário: o retorno poderia ameaçar o sistema de Saúde, mesmo feito com muito cuidado”, alertou. “Reabrir escolas não é como reabrir uma loja. Neste caso, só haverá segurança após a vacinação de grande parte da sociedade.”

Fabiano João externou que a preocupação dos gestores da Educação vai além da qualidade do ensino. “Não podemos perder o olhar humano. Estamos conduzindo esse processo de forma muito democrática, não só ouvindo a população, mas também lapidando suas sugestões para coloca-las em prática. Estamos trabalhando para oferecer o melhor aos nossos alunos e profissionais, visando minimizar as perdas desse ano”, declarou, ao homenagear a classe. “Se eu pudesse dar um Troféu 2020, seria para os profissionais da Educação e da Saúde. Eles se reinventaram. Na nossa rede, é fantástico ver a maturidade que tiveram para oferecer o melhor para os estudantes.”

 

O gestor revelou que a equipe está formulando propostas para a retomada, considerando a transformação do processo de aprendizagem, impacto que, segundo ele, será minimizado com a readequação do currículo e atenção permanente, especialmente nas transições do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e na conclusão do Ensino Médio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 19h46 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

24° Sensação
16.6 km/h Vento
73.2% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio